Sobre

“BlueonChildrenRights” é um Blog de autor que pretende ser uma plataforma experimental de um sonho tornado realidade da autora que acredita que promover e proteger os direitos da criança é uma obrigação de todos nós.

O Blog “BlueonChildrenRights” nasce da ideia que a cor azul (Blue) simboliza a imaginação e o sonho do “mundo” de cada criança, ajudando-a a sentir e compreender as pessoas, o ambiente ao seu redor, as suas experiências e também um pouco das suas características como pessoa.

É um espaço com cinco áreas de intervenção que pretende que as crianças portuguesas não só conheçam os seus direitos e reconheçam a importância do exercício dos mesmos, mas também sejam ouvidas em relação aos assuntos que as afectam pelos responsáveis da escola e políticos e/ou pelo público em geral, através do exercício do seu direito à participação previsto na Convenção dos Direitos da Criança (CDC).

Quais são as cinco áreas do Blog “BlueonChildrenRights”?

BlueSpot – rubrica de opinião (mensal) da autora sobre um determinado tema relacionado com os direitos da criança.

Conhece os teus Direitos, centrado na Convenção dos Direitos da Criança e respectivos Protocolos e informação/documentação interpretativa dos mesmos.

Sala de Leitura “BlueonChildrenRights”, a cor azul (Blue) simboliza imaginação e sonho, e daí pretender incentivar a criatividade das crianças através da prática da leitura criativa. Os benefícios da leitura para uma criança são diversos. Ler desenvolve a imaginação, aumenta a capacidade de argumentação e interpretação de textos e fatos, além de ampliar o vocabulário. A leitura é também um ótimo exercício para o cérebro: ativa a memória, melhora a capacidade de concentração, ajuda a manter o cérebro lúcido e estimula a criatividade.

“DARE to be You!” (“Atreve-te a Seres Tu!) nasce da vontade de criar mecanismos que promovam a participação das crianças na tomada de decisões sobre assuntos que lhes dizem respeito e, simultaneamente, desenvolver a sua capacidade de análise, diálogo e comunicação. Pretende-se alcançar quatro níveis de envolvimento das crianças nos processos de tomada de decisão: ser informado; expressar uma opinião informada; a sua opinião ser considerada; ser um decisor primário ou secundário.

Mantém-te informado! será dada informação especializada, com a divulgação de iniciativas sobre o tema dos direitos da criança com enfoque no direito à participação.

Termino com uma tira de banda de desenha do Charlie Brown (Peanuts), alusiva à felicidade! Porque todos queremos o mesmo…! Ser escandalosamente

Partilhar