Conferência “O estado da delinquência e da Criminalidade juvenil em Portugal e o papel da Comissão de Acompanhamento da delinquência juvenil e criminalidade violenta”

No passado dia 30 de junho, decorreu a Conferência “O estado da delinquência e da Criminalidade juvenil em Portugal e o papel da Comissão de Acompanhamento da delinquência juvenil e criminalidade violenta”, promovida pela Autónoma Academy – Universidade Autónoma de Lisboa.

Está amplamente difundida a percepção na sociedade portuguesa deque há um crescimento progressivo da delinquência e criminalidade juvenil, bem como do aumento do seu perigo, percepção que parece ser confirmada pelos dados apresentados pelo Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2022. Esta Conferência pretende abordar as diferentes dimensões associadas à criminalidade e à delinquência juvenil para um melhor conhecimento dos problemas e encontrar respostas, nomeadamente através dos resultados da Comissão de Análise Integrada da Delinquência Juvenil e Criminalidade Violenta (CAIDJCV). Para tratar este tema foram convidados, o Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Jorge Costa e a Dra Carina Quaresma, membro da Comissão e veio substituir a Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto (que coordena aquela Comissão), mas que não pôde estar presente na Conferência contrariamente ao anunciado. Ver aqui

Esta iniciativa insere-se na Pós-Graduação sobre os Direitos da Criança e Jovens: uma visão interdisciplinar renovada que terá inicio no próximo mês de outubro.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *